Miguel Torga por Lavoisier – Viagem a um Reino Maravilhoso

30 Novembro 2019 por Sofia Rocha e Silva

Comissariado pela Transa – Cooperativa Cultural, “Miguel Torga por Lavoisier – Viagem a um Reino Maravilhoso é um álbum onde a poesia do escritor Miguel Torga é musicada pelo duo português Lavoisier.
O disco foi lançado a 4 de novembro de 2019, tem chancela editorial da Armoniz e conta com o apoio da Fundação GDA.

© André C. Macedo

“Viagem a um Reino Maravilhoso” é o novo disco e espetáculo de Patrícia Relvas e Roberto Afonso. A partir de poemas de Miguel Torga, “Viagem a um Reino Maravilhoso” é um álbum conceptual feito para duas vozes, uma guitarra e várias frequências que, segundo o grupo, “traduz o som encontrado na poesia do escritor”.

Composto por oito temas, onde sete são poemas musicados, o disco foi gravado e misturado por José Fortes, considerado como um dos técnicos de som mais importantes da música portuguesa e responsável por trabalhos de artistas como Carlos Paredes, José Mário Branco, Fausto, Sérgio Godinho, Banda do Casaco ou Mão Morta.

Viagem a um Reino Maravilhoso é todo ele vida e movimento.

Mário Lopes, in <<Torga disse “deixa falar o mestre e devaneia” e os Lavoisier ouviram>>.
Público, 30 de outubro de 2019.
★★★☆

Construído a partir de residências artísticas em Trás-os-Montes, com sessões de gravação em diferentes locais, como o Espaço Miguel Torga, um centro de interpretação da vida e obra de Torga situado na sua terra-natal, São Martinho de Anta, e o no Conservatório Regional de Música de Vila Real, tendo a participação de alunos desta estrutura de ensino em dois temas e onde se apresentam com Orquestra Fantástica do Futuro de Vila Real. O álbum conta também com retratos sonoros do artista e sonoplasta português João Bento, que captou sons em diferentes territórios de importância para Miguel Torga.

O álbum tem o apoio da Fundação GDA e a chancela editorial da Armoniz, editora de Miguel Augusto Silva que até ao momento se dedicou apenas à reedição de discos históricos da música portuguesa, como o álbum homónimo dos Quarteto 1111 ou de “Blackground” dos Duo Ouro Negro. O disco é uma edição exclusiva em formato vinil, capa serigrafada e limitada a 300 exemplares.

Com este disco e espetáculo, os Lavoisier pretendem “partilhar a arte do poeta e escritor Miguel Torga, beber dos pensamentos que lhe passaram pela pele, com a missiva de dar continuidade, e ter o dever de não deixar morrer, de cuidar e avisar, de avivar e de o celebrar”.

Ao longo dos anos, os Lavoisier, movidos pela ideia de viagem e pela convicção de que sacralizar as recolhas e a tradição será prestar-lhes mau serviço, acrescentaram originais à recriação de canções tradicionais e definiram uma voz autoral que faz deles um dos nomes mais interessantes da música portuguesa desta década.

Público

A estreia em palco de “Viagem a um Reino Maravilhoso” aconteceu a 2 de novembro, no Teatro de Vila Real, num espetáculo esgotado que contou o artista sonoro e sonoplasta João Bento e a Orquestra Fantástica do Futuro de Vila Real.

Miguel Torga é o pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, escritor e poeta nascido a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, vila do concelho de Sabrosa, Vila Real. Indicado por diversas vezes para Prémio Nobel da Literatura, é considerado como um dos mais influentes poetas e escritores portugueses dos século XX e foi o primeiro escritor a receber o Prémio Camões, o mais importante título literário e cultural da língua portuguesa. Faleceu em Coimbra a 17 de janeiro de 1995, onde exercia medicina.

Patrícia Relvas e Roberto Afonso formaram os Lavoisier em 2012 com o objetivo de explorar as raízes tradicionais da música portuguesa através de uma guitarra elétrica e duas vozes. Desde então editaram já dois álbuns – “É Teu” (2017) e “Projeto 675” (2014) – e atuaram nos mais diversos festivais e salas de espetáculos dentro e fora de Portugal, conquistando a atenção da imprensa e público pelas intensas prestações em palco. 

O disco pode ser adquirido aqui.

Ouça-o aqui:

_
Contacte-nos (aqui) para saber como poderá receber o espetáculo “Miguel Torga por Lavoisier – Viagem a um Reino Maravilhoso”.